EN | ES

Cursos Regulares / TéCNICAS DE PALCO

O curso capacita aprendizes interessados na profissionalização do técnico de palco. O que seria um técnico de palco? Aquele profissional que trabalha nos bastidores do teatro, auxiliando na construção e funcionamento do espetáculo. Em um mercado de trabalho atualmente tão carente desse profissional, o técnico de palco pode ser o cenotécnico, o diretor de cena, o contrarregra, o aderecista ou o maquinista de espetáculos. A formação consiste em aulas teóricas e práticas, em ateliês e/ou oficinas. São quatro semestres com aulas presenciais, sendo que durante o terceiro e o quarto módulo o aprendiz deverá também cumprir estágio obrigatório de 480h, fora dos horários de aulas. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.


J. C. Serroni

Coordenador

Cenógrafo, figurinista e arquiteto especializado em espaços teatrais. Um dos mais respeitados e premiados profissionais do setor, foi um dos coordenadores do Departamento de Cenografia da Rádio e TV Cultura e por mais de uma década coordenou o Núcleo de Cenografia do CPT – Centro de Pesquisas Teatrais do Sesc-SP. Publicou o livro “Teatros do Brasil”, e está trabalhando no próximo livro, intitulado “História da Cenografia Brasileira”.  Atualmente, é o coordenador geral do Espaço Cenográfico de São Paulo, um laboratório permanente de reflexão e pesquisa cenográfica, que mantém um curso de cenografia. Em 11 anos de existência, formou cerca de 200 novos profissionais na área.


Viviane Ramos

Formadora

Formada em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Iniciou na área de cenografia trabalhos com cenografia e figurino no Espaço Cenográfico, como aprendiz do cenógrafo J.C. Serroni, em 1999. Foi coordenadora e assistente de pesquisa para o livro “Teatros: Uma Memória do Espaço Cênico no Brasil”, de J.C. Serroni. Participou duas vezes da Quadrienal de Cenografia, Indumentária e Arquitetura Cênica de Praga, como coordenadora da seção brasileira de figurinos, em 2003, e como orientadora na execução de adereços e figurinos no trabalho dos alunos na Scenofest, em 2007. Trabalha como assistência e aderecista também com os cenógrafos Luis Rossi, Telumi Hellen, Paula Di Paoli e José de Anchieta, além de grupos de teatro e produtoras.

Cursos




O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign