Cursos Regulares / SONOPLASTIA

O curso propõe a formação do aprendiz por meio de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. O curso abrange estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras. As propostas do curso envolvem discussões sobre a música no teatro, cinema, rádio e televisão. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.


Raul Teixeira

Coordenador

Foi realizador das trilhas sonoras do grupo Macunaíma – CPT (Centro de Pesquisa Teatral), sob a direção de Antunes Filho, durante os últimos 20 anos e pela técnica de som de consagrados espetáculos, trabalhando com renomados diretores e atores de teatro, como Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Marco Nanini e Jorge Takla. Em 1996 e 1997, coordenou o primeiro curso de “Designer Sonoro – Sonoplastia para Teatro” no Centro de Pesquisa Teatral (CPT/Sesc). É diretor artístico do Teatro do Colégio Santa Cruz e foi responsável pela implantação dos recursos audiovisuais de espaços culturais, como o Teatro Anhembi-Morumbi, o Teatro Ópera de Ponta Grossa e dos 21 CEU’s (Centro Educacional Unificado) da Prefeitura de São Paulo.


Dan Nakagawa

Formador

Compositor musical, diretor teatral, dramaturgo e ator. Compôs trilha sonora para teatro, cinema e espetáculos de dança, em parceria com diretores como Bruno Perilo, Sérgio Roveri, Helena Ignez, Ricardo Gali e Thomas Plischke (Alemanha). Tem também três de suas canções gravadas por Ney Matogrosso (“Um Pouco de Calor”, “Todo Mundo o Tempo Todo” e “O Inominável”). Dirigiu e foi dramaturgo das peças “Não Ia Ser Bonito?” (2014), “Normalopatas” (2016); “O Aniversário de Jean Lucca” (2019) – esta última teve leitura em Estocolmo, em 2018, com atores suecos. Como ator, integrou elenco de peça, incluindo “Mistérios Gozosos”, dirigida por José Celso Martinez Correa”, filmes, telenovelas e séries (“Hard”, da HBO, e “Onisciente”, da Netflix). No campo pedagógico, compila passagens pelas instituições Canto do Brasil, Espaço Musical, Cia das Cordas, SP Escola de Teatro, Oficina Oswald de Andrade e Tip Toe Discovery School.

Cursos




 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign