EN | ES

Cursos Regulares / DRAMATURGIA

Direcionado a novos dramaturgos, o curso visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. Os textos criados pelos aprendizes são analisados em grupo e em plantões individuais, com dramaturgos especializados, e podem vir a ser publicados, lidos publicamente e/ou montados. O curso enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.


Marici Salomão

Coordenadora

Dramaturga, jornalista e curadora teatral. Coordena o curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro e o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council (prêmio Shell categoria Inovação 2015). Autora das peças “O Retiro dos Sonhos”, “Bilhete”, “Maria Quitéria” e “Território Banal”, montadas por Renato Borghi, Celso Frateschi, Fernando Peixoto e Jorge Vermelho/Georgette Fadel, respectivamente. Teve sua formação em Dramaturgia orientada por Luís Alberto de Abreu e Antunes Filho. Coordenou o Círculo de Dramaturgia do CPT (Centro de Pesquisa Teatral, dirigido por Antunes). Lançou “O Teatro de Marici Salomão” (Coleção Aplauso/Imprensa Oficial). Ministrou, entre outras, a oficina de Dramaturgia da Festa Literária de Parati (FLIP), em 2016. Entre 1998 e 2005, atuou como repórter e crítica colaboradora de teatro no Caderno 2, de O Estado de S. Paulo, e da revista Bravo! Foi jurada do prêmio Shell de Teatro (2005-2013).


Alessandro Toller

Formador

Formado em Comunicação Social com bacharelado em Rádio/TV. Fez parte do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro (ETL), de Santo André, coordenado por Luís Alberto de Abreu, de 2000 a 2004. Cursou dramaturgia com Marici Salomão, Mário Viana, Adélia Nicolete, Marco Antonio de La Parra, David Ian Neville (BBC Scotland) e no Royal Court Theatre. Escreveu os textos “Gotas ao Dia”, “Fronteiras”, “Západ – A Tragédia do Poder”, “Tauromaquia”, entre outros. Ministrou aulas na Funarte, na ETL e no Projeto Ademar Guerra. Trabalha, desde 2004, na Universidade São Judas, em adaptações para teatro de obras da literatura brasileira.

Cursos




O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign