Reflexões em torno da luz

Publicado em: 12/06/2012 |

FELIPE DEL
Especial para SP Escola de Teatro

Motivados pela escassez de material teórico sobre a luz no teatro, um grupo de interessados na área se propôs a reunir explorações acerca do tema em um único espaço virtual. Nasceram, então, os “Cadernos de Luz”, frutos da ideia de Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Desta forma, o portal da Instituição oferece espaço para a publicação de pesquisas, artigos e pensamentos desenvolvidos por aprendizes do curso e relacionados a esse objeto de estudo. Em princípio, essa divulgação está prevista para acontecer anualmente, porém, existem chances de alteração da periodicidade.

Segundo Bonfanti, os objetivos traçados logo no início do curso, como contribuir para a formação de técnicos comprometidos com o processo artístico e iniciar aqueles que desejavam se tornar light designers, foram fundamentais para a concepção deste novo projeto.

“Ao longo de minha trajetória, sempre enfrentei a escassez de materiais teóricos para leitura e para entender a luz. Até hoje, infelizmente, muito pouco se escreveu sobre o tema, pois é sabido que o que tem fomentado a reflexão sobre teatro vem de trabalhos teóricos/práticos, relacionados a encenadores, atores, dramaturgos. Em suma, grande parte da produção intelectual sobre nossa arte parte dessas áreas”, comenta o coordenador.

Sem a pretensão inicial de produzir artigos como os encontrados em revistas de universidades, como explica Bonfanti, a intenção com os “Cadernos” é que eles sejam reflexos do que foi pensado, discutido e vivenciado pelos aprendizes ao longo dos dois anos de curso. “Esperamos impulsionar mais gente a debater sobre Iluminação e abrir, por fim e definitivamente, caminho para a luz no pensamento sobre teatro”, observa.

O texto que inaugura esta empreitada é “A Luz Natural e o Teatro”, concebido por Celso Linck, Fernando Azambuja e Valéria Lovato, ex-aprendizes, que concluíram o ciclo de quatro Módulos do curso de Iluminação, orientados pela artista residente Alessandra Domingues. Nele, os autores investigam a utilização dessa fonte de iluminação “não manipulável e inconstante”, tanto ao longo da História, quanto no período contemporâneo.

Para ler outros artigos do “Cadernos de Luz”, clique aqui.

FELIPE DEL é iluminador.

O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de materiais teóricos na área, decidiu abrir terreno para reunir estudos e pensamentos sobre o tema.