SP Escola vai à Suécia

Simon Norrthon, Ulrika Malmgren e Ivam Cabral (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Se a menção do nome Suécia lhe traz referências como a magistral atuação de Greta Garbo, leia este artigo. Por quê? Porque Suécia e Brasil acabam de criar fortes vínculos culturais.

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco acaba de fechar um convênio de oito anos com a recém-formada Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo (em sueco: Stockholms Dramatiska Högskola, conhecida pela sigla Sada). E que ninguém pense que se trata de uma novata no mundo das artes. A Academia, na verdade, é uma fusão da Academia do Real Teatro Dramático de Estocolmo (em sueco: Kungliga Dramatiska Teatern or Dramaten) e da Universidade-Escola de Cinema, Rádio, Televisão e Teatro (em sueco: Dramatiska Institutet, DI).

A primeira é a mais antiga e a principal da Suécia, fundada em 1788 e voltada para a formação de atores e comediantes. Dela, saíram nomes como Greta Garbo e a atriz Lena Olin. Já a Universidade-Escola de Cinema, Rádio, Televisão e Teatro foi inaugurada pelo governo sueco em 1970, tendo, portanto, 42 anos de história. Ela coloca no mercado diretores de teatro, cenógrafos, iluminadores, entre outras profissões ligadas às técnicas de palco. Portanto, currículo e credenciais não faltam a essas duas entidades, que agora se tornaram uma.

Antes de fazer a fusão das instituições e de originar a Academia de Artes Dramáticas, uma comitiva dessas duas entidades visitou o Brasil, em 2009, a fim de buscar experiências em instituições brasileiras para seu projeto de unificação. Assim, o grupo passou por instituições como a USP, UFRJ e, claro, pela SP Escola de Teatro, que ainda estava em processo de estruturação e implantação. E como Garrincha encantou os suecos na Copa de 1958 com seus dribles, o modelo pedagógico e a proposta de inclusão social da Escola conquistaram os ilustres visitantes. “O projeto pedagógico da SP Escola de Teatro apaixonou os suecos. Era tudo o que eles estavam procurando: juntar o ensino da dramaturgia com as disciplinas de técnicas de palco”, conta o diretor Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da Escola.

Quem recebeu os emissários suecos, naquela época, foi Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, que apresentou todo o projeto da Instituição. “Nosso primeiro encontro, em 2009, reuniu o pessoal de Estocolmo, eu e o Alberto Guzik (então coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro, que morreu em 2010). Eu acredito que o que chamou mais atenção do pessoal da Academia de Artes Dramáticas, a Sada, foi, principalmente, o conceito e o sistema pedagógico da escola, que é renovado e retrabalhado o tempo todo”, diz Ivam Cabral.

Com a certeza de que a SP Escola de Teatro era detentora do modelo mais interessante para sua empreitada, os suecos procuraram, em seguida, já na Suécia, a instituição Linnaeus-Palme, que costuma financiar projetos de cooperação ligados a agricultura, biologia, mas que, até então, nunca havia bancado nada na área da cultura. E a oportunidade estava lá, chamando a atenção por se tratar de um modelo originário no distante, exótico e ensolarado Brasil.

Assim, em dezembro de 2011, o instituto Linnaeus-Palme enviou dois professores suecos para analisar o projeto da SP Escola de Teatro: Ulrika Malmgren (professora de interpretação do departamento da Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo) e Simon Norrthon (chefe do departamento). Naquela época, terminava o ano letivo, que iria culminar na primeira turma de aprendizes da Escola a concluir os quatro módulos de estudo. “Eles viram a escola funcionando e se encantaram ainda mais com a parceria”, lembra Rodolfo García Vázquez.

Finalmente, em março deste ano, o Instituto Linnaeus-Palme aprovou o financiamento total da parceria, prevista para durar oito anos, sem custo para nenhuma das escolas envolvidas.

 

A Parceria

Mas, afinal, no que consiste a parceria da SP Escola de Teatro com a Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo (Sada)? Segundo Simon Norrthon, chefe do departamento de interpretação da Academia, trata-se de uma oportunidade única para a troca de experiências culturais entre professores e alunos das duas instituições. “Depois de nossa visita à SP Escola de Teatro, em 2010, voltamos repletos de inspiração e conhecimento. Tecnicamente, as duas escolas são inovadoras, experimentais e corajosas. A Sada (Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo) ensina seus alunos a trabalhar em equipe, serem flexíveis, mas também especializados em suas profissões. A SP Escola de Teatro opera em estreita cooperação com a sociedade. Ela atua e tem um grande comprometimento com a sociedade, com a inclusão social”, diz Norrthon.

 

Alberto Guzik, Cléo De Páris, Ivam Cabral e Ulrika Malmgren, durante o primeiro encontro sobre a parceria, em 2009

 

O processo de cooperação deverá desenvolver-se em duas etapas: de 2012 a 2015 e de 2016 a 2019. Na primeira, serão envolvidos, em intercâmbios, os professores e coordenadores de ambas as instituições, a fim de alargar a parceria. Assim, professores suecos serão convidados a ministrar oficinas e workshops na SP Escola de Teatro, bem como coordenadores da Escola viajarão para a Suécia para comandar atividades com os alunos de lá. A ideia é compor uma produção com alunos da Academia e aprendizes da SP Escola de Teatro. Já a segunda fase pretende registrar, em um vídeo-documentário e em um rádio-documentário, bem como em uma publicação escrita, todo o processo da parceria sueca-brasileira, que deverá culminar em uma exibição dessas produções no Royal Dramatic Theatre, em Estocolmo, além de uma performance mesclando aprendizes brasileiros e alunos suecos.

 

Texto: Majô Levenstein

 

Diário de bordo do Rodolfo

Em 1º de maio deste ano, em pleno feriado de Dia do Trabalho, Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro, arrumou as malas com destino a Estocolmo, a convite da Sada, para ministrar palestras sobre a Instituição brasileira. “As instalações de lá são incríveis. Fiquei fascinado”, conta o diretor.

Na agenda de Rodolfo, também estavam tarefas como as de assistir a dezenas de espetáculos. “Em 2012, eles estão homenageando o Ano Strindberg (pelo centenário da morte do dramaturgo sueco August Strindberg, um dos pais do chamado teatro moderno, então, eu vi muita coisa boa. É curioso observar o teatro e o cinema deles, que é mais dramático, bem ao estilo Bergman mesmo”, diz.

Rodolfo voltou ao Brasil na última quinta-feira (dia 10), com a bagagem cheia de ideias para esta nova parceria. Entre elas, por exemplo, está a tradução da Bibliografia da Sada para o Português.

A seguir, confira algumas das passagens do Diário de Bordo do diretor na Suécia:

 

Quinta-feira (dia 3 de maio):

Visita ao Teatro Real Dramático de Estocolmo (Dramaten)

Visita ao Teatro Unga Klar (reunião com Suzanne Osten – diretora, Erik Uddenberg – dramaturgo e Katta Palsson – produtora)

Assisti ao espetáculo “Os Bandidos”, de Schiller, no Dramaten Elnerket

Encontro com a diretora do Dramaten, Marie Louise Ekman

Encontro com a diretora Hilda Hellwig – também coordenadora do curso de Direção da Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo

Encontro com a funcionária/atriz Ana Gil

 

Sexta-feira (dia 4 de maio):

Conheci: Neneh Cherry (cantora), Cameron Macweigh (produtor do Massive Attack e do R.E.M.) e Giovanni Buchieri (coreógrafo e diretor de cinema)

 

Sábado (dia 5 de maio):

Encontro com Quarto Performing Arts – Leandro e Ana

Encontro com Lotta Eriksson, Coordenadora de Produção de Rádio da Academia e que visitou a escola com a Ulrika Malmgren na primeira vez, em 2009

Simon Norrthom me apresentou a Academia de Artes  de Estocolmo e me mostrou a estrutura pedagógica do departamento de Atuação

Contato com o reitor da Academia, Bo-Erik Gyberg

Assisti ao espetáculo “Despertar da Primavera”, de Wedekind – diretor Fredrik Haller, produção final dos alunos do terceiro ano. Eles vão apresentar a peça durante um mês (20 performances) para escolas

 

Domingo (dia 6 de maio):

Visita ao estúdio de Giovanni Buchieri

 

Segunda-feira (dia 7 de maio):

Apresentação sobre a SP Escola de Teatro para professores da Academia (Departamento de Atuação e Departamento de Teatro), com a presença do chefe do departamento de teatro, Johan Scott, e de Per Edström, do  Instituto de Cinema

Propostas de dinâmica de sugestões

Assisti ao espetáculo de dança “Chiplex”

 

Terça-feira (dia 8 de maio):

Aula aberta (com presença de público de escolas) de clown com os alunos de atuação do Segundo ano – professor Per Sörberg

13h – Workshop – Teatro Brasileiro

Reunião com o Chefe do Depto de Dramaturgia e o Depto de Técnicas de Palco.

Vi o espetáculo “Ghost Sonata”, dirigido por Mats Ek, com os atores Ana Laguna (par de Baryshnikov), Niklas Ek, Etienne Glaser, Malin Ek, Hamadi Khemini, Stina Ekblad

 

Quarta-feira (dia 9 de maio):

Reunião com Embaixada Brasileira

Aula para alunos de Mímica Segundo ano

Assisti a “Sara Kahne Greeks Rock”

Apresentação de alunos do Segundo ano de atuação de Voz e Canto

Discussão do Programa do Intercâmbio SP Escola de Teatro / Sada

SP Drama School goes to Sweden

Simon Norrthon, Ulrika Malmgren and Ivam Cabral

If all you can think of when you hear the name Sweden is Greta Garbo’s masterful performances, go on reading this article. Why? Because Sweden and Brazil have just tied strong cultural bonds.

SP Drama School – Centre for the Education of Performing Arts has just closed an eight-year partnership with the newly-opened Stockholm Dramatic Academy (in Swedish: Stockholms Dramatiska Högskola, known as Sada). But this is no newcomer in the world of the arts. The Academy is, in fact, the fusion of Stockholm’s Royal Dramatic Theatre (in Swedish: Kungliga Dramatiska Teatern or Dramaten) and the University College of Film, Radio, Television and Theatre (in Swedish: Dramatiska Institutet).

The first is the oldest and foremost drama school in Sweden, founded in 1788 and geared to the education of actors and comedians. From it exited names such as Greta Garbo and the actress Lena Olin. On the other hand, the University College of Film, Radio, Television and Theatre was opened by the Swedish government in 1970, which means it has a 42-year-old history. It sends out into the market theatre directors, set designers, light designers, and many other professions connected to stage technique. Therefore, neither curriculum nor credentials are missing for these two entities, which have now become one.

Before the two institutions merged, originating the Dramatic Academy, a committee with professionals from both visited Brazil in 2009 aiming to find experiences in Brazilian institutions that would match their merging project. So, the group passed through institutions such as USP, UFRJ and, of course, SP Drama School, which was then going through its organization and implementation phases. And, just as the soccer master Garrincha dazzled the Swedes with his dribbles at the 1958 World Cup, the School’s pedagogical model and social inclusion proposal conquered the honorable guests. “SP Drama School’s pedagogical project captivated the Swedes. It was everything they had been looking for: to blend playwriting teaching with stage technique subjects,” tells the director Rodolfo García Vázquez, Coordinator of the School’s Directing Department.

Ivam Cabral, SP Drama School’s Executive Director, welcomed the Swedish commission and presented the Institution’s project to them. “Our first meeting in 2009 brought together the Stockholm commission, Alberto Guzik (at the time the Pedagogical Coordinator of SP Drama School, who died in 2010) and me. I believe that what most called attention of the people from the Dramatic Academy, or SADA, was the school’s concept and its pedagogical system, which is constantly reviewed and reworked,” says Ivam Cabral.

Now sure that SP Drama School had the most interesting model for their venture, the Swedes, already back in their country, looked up the Linnaeus-Palme Institute, which customarily funds cooperation projects in the fields of agriculture and biology, but which, up until then, had never backed anything connected to culture. The opportunity was beckoning, and one of the reasons the project stood out was the fact that the model came from faraway, exotic, sunny Brazil.

So, in December 2011, the Linnaeus-Palme Institute sent two Swedish professors to analyze SP Drama School’s project: Ulrika Malmgren (acting professor at the Dramatic Academy of Stockholm) and Simon Norrthon (head of the department). The school year was drawing to a close, which meant the school’s first graduating class was getting ready to graduate. “They saw the school in operation and were even more delighted with the partnership”, remembers Vázquez.

Finally, in March this year, the Linnaeus-Palme Institute approved total funding for the partnership, which is expected to last eight years, and will be cost free for both schools involved.

The Partnership
But then, what is the partnership between the Artists’ Association Amigos da Praça, responsible for managing the SP Drama School, with the Dramatic Academy of Stockholm (Sada) all about? According to Simon Norrthon, head of the Academy’s acting department, it’s about a unique opportunity to exchange cultural experiences between teachers and students from the two institutions. “After our visit to SP Drama School, in 2010, we came home filled with inspiration and knowledge. Technically, the two schools are innovative, experimental and courageous. Sada (Dramatic Academy of Stockholm) teaches its students not only how to work in teams and be flexible, but also how to specialize in their areas. SP Drama School works in close cooperation with society. It has a great commitment with society and acts towards social inclusion”, says Norrthon.

 

Alberto Guzik, Cléo De Páris, Ivam Cabral and Ulrika Malmgren, during the first meeting about the partnership, in 2009

 

The cooperation process should evolve in two phases: from 2012 to 2015 and from 2016 to 2019. Aiming to increase the partnership, the first stage will involve exchange programs between the teachers and coordinators from both institutions. So, Swedish teachers will be invited to lead workshops at the SP Drama School, and the School’s coordinators will go to Sweden to lead activities with the students there. The idea is to stage a production with Academy students and apprentices from the SP Drama School. The second phase aims to register – in both documentary-video and documentary-radio formats, as well as in written publication – the entire process of the Brazilian-Swedish partnership, which will peak at the staging of one of these productions at the Royal Dramatic Theatre, in Stockholm, as well as a performance blending Brazilian apprentices and Swedish students.

 

Text: Majô Levenstein

 

 

Logbook
On May 1st this year, right in the middle of the Labor Day holiday, Rodolfo García Vázquez packed his bags and flew to Stockholm, a Sada guest, to give lectures about the Brazilian Institution. “Their facilities are amazing. I was spellbound,” tells the director.

Vázquez’s agenda also included watching lots of performances. “In 2012, they are celebrating Strindberg Year (for the hundredth anniversary of the death of Swedish playwright August Strindberg, one of the fathers of what we call modern theatre), so I saw a lot of good stuff. It is interesting to watch their theater and cinema. It is more dramatic, really Bergman style,” he says.

Vázquez returned to Brazil on the 10th of last month with his bags filled with ideas for this new partnership. Among them, for example, is the translation of Sada’s Bibliography to Portuguese.

See below some extracts from the directors Logbook in Sweden:

Thursday (May 3rd):
Visit to the Royal Dramatic Theatre of Stockholm (Dramaten)

Visit to the Unga Klar Theatre (meeting with Suzanne Osten – director, Erik Uddenberg – playwright and Katta Palsson – producer)

I watched the show “The Robbers,” by Schiller, at the Dramaten Elnerket

Meeting with the Dramaten’s director, Marie Louise Ekman

Meeting with the director Hilda Hellwig – also coordinator of the Directing department of the Dramatic Academy de Stockholm

Meeting with the employee/actress Ana Gil

Friday (May 4th)
I met: Neneh Cherry (singer), Cameron Macweigh (Massive Attack and R.E.M. producer) and Giovanni Buchieri (choreographer and film director)

Saturday (May 5th)
Meeting with Quarto Performing Arts – Leandro and Ana

Meeting with Lotta Eriksson, Production Coordinator for the Academia Radio, who visited the school with Ulrika Malmgren for the first time in 2009

Simon Norrthom introduced me to the Royal Swedish Academy of Arts in Stockholm and showed me the pedagogical structure of the Acting Department

Contact with the Rector of the Academy, Bo-Erik Gyberg

I watched the show “Spring Awakening”, by Wedekind – director Fredrik Haller, 3rd year students’ year-end production. They will stage the play for one month (20 performances) for school audiences.

Sunday (May 6th)
Visit to the Giovanni Buchieri studio

Monday (May 7th)
Performance about the SP Drama School for teachers of the Academy (Acting Department and Theatre Department), attended by the theatre department head, Johan Scott, and Per Edström, from the Film  Institute

Proposals for different dynamics

I watched the dance performance “Chiplex”

Tuesday (May 8th )
Open class (attended by a school audience): clown with 2nd year acting students – professor Per Sörberg

13h – Workshop – Brazilian Theatre

Meeting with the Head of the Playwriting Dept and the Stage Techniques Dept.

I watched the play “Ghost Sonata”, directed by Mats Ek, with the actors Ana Laguna (Baryshnikov’s partner), Niklas Ek, Etienne Glaser, Malin Ek, Hamadi Khemini, Stina Ekblad

Wednesday (May 9th)
Meeting at the Brazilian Embassy

Class for 2nd year Mime students

I watched “Sara Kahne Greeks Rock”

2nd year acting students’ Voice and Singing performance

Discussion about the SP Drama School / Sada Exchange Program