Cabeças Trocadas

Publicado em: 07/08/2018 |

Foto: Priscila Reis/Divulgação

Metáforas e ironias dão o tom da montagem “Cabeças Trocadas”, baseada na obra do alemão Thomas Mann (1875-1955), que o grupo Caixa de Fuxico estreia na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. Ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a instituição recebe o espetáculo de 6 de julho a 6 de agosto.

Assim como o conto de Mann, publicado pela primeira vez em 1940, o espetáculo se inspira em tradições e costumes da Índia para mergulhar em temas como espiritualidade, desejo e a representação do feminino. Na trama, Sita se vê apaixonada por dois homens: seu marido e o amigo dele, ambos com condições sociais e filosofias de vida muito diferentes um do outro. Em um momento de desespero, ela pede ajuda à deusa Kali, que troca a cabeça dos dois homens.

Adaptado pela atriz Andrea Cavinato, que estrela o solo, o texto traz ao palco as características da história original, permeada por ironias e metáforas questionando o poder do inconsciente sobre nossas atitudes. A atriz também interpreta os dois homens da narrativa e a deusa Kali.

Convidada inicialmente para supervisionar a preparação corporal da Andrea, a atriz e dançarina Rosana Pimenta, que também é pesquisadora de danças indianas, acabou assumindo a direção de “Cabeças Trocadas”. Além da inspiração em rituais e danças da Índia, ela optou por trazer para a encenação as estéticas do teatro épico e do teatro das sombras. No palco, a musicista Estela Carvalho usa violão, flauta, escaleta, acordeon e percussão para compor a trilha ao vivo.

Ficha Técnica:
Texto e concepção: Andrea Cavinato – adaptação de “As Cabeças Trocadas”, de Thomas Mann | Direção: Rosana Pimenta | Interpretação: Andrea Cavinato | Música ao vivo: Estela Carvalho | Direção de arte: Juliana Bertolini | Pesquisa musical: Helena Rosenthal, Juliana Bertolini e Estela Carvalho | Orientação sobre teatro de sombras: Andi Rubinstein | Iluminação: Zhé Gomes | Apoio em produção: Dani Caielli | Fotos: Priscila Reis e Lineu Ko | Costureira: Benê Calistro | Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação | Produção: Carlito Tostes

circle

Onde: SP Escola de Teatro, sede Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)

Quando: De 06/7 a 06/8. Sex, sáb. e seg, às 21h; dom, às 19h.

Quanto: R$ 30, R$ 15 (meia) e R$ 10 (aprendizes da SP Escola de Teatro) – à venda na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.

Duração: 75 minutos

Quantidade de lugares: 60 lugares